Muitas empresas ainda tentam utilizar o Facebook sem investir dinheiro para impulsionar as postagens.
Saiba por que promover sua marca desta forma na rede social é uma GRANDE PERDA DE TEMPO.
Muitos empresários tem a falsa impressão de que utilizar o Facebook e outras Redes Sociais é tarefa simples e barata… É só tirar uma fotinho legal e postar lá na Fan Page com o título “Super Promoção”… e tudo certo.
Alguns até investem mais e contratam um designer para elaborar postagens com um visual mais bonito e profissional.
Outros vão ainda mais longe. Postam diariamente, como manda o figurino.
Mas, passar o Visa na maquininha do Sr. Mark Zuckerberg nem pensar.
– Ah, não é necessário! – Dizem.
Se você também pensa assim saiba que está redondamente enganado!
É necessário SIM investir dinheiro no Facebook.
ENTENDENDO A FERRAMENTA
A primeira coisa que o empresário precisa entender é que o objetivo número 1 do Facebook é manter o usuário conectado, consumindo o máximo de conteúdo possível, afinal é daí que vem o lucro.
A rede social vêm aperfeiçoando cada vez mais sua ferramenta, avaliando os interesses de cada um dos seus usuários, suas interações e a popularidade das postagens e então apresenta conteúdos específicos para cada um dos usuários no Feed de Notícias.
Para não encher o saco do usuário, ele apresenta um bastante conteúdo e só um pouco de publicidade (talvez nem tão pouco assim).
Lógico… ninguém gosta de ter seu Feed inundado de promoção e propaganda de todo lado.
Organicamente (gratuitamente), com as postagens das empresas o Facebook escolhe as postagens com maior chance de interação e as mais populares e de acordo com os interesses de cada um… só que isso é LIMITADO ao alcance de aproximadamente 20% das pessoas que curtiram sua página, variando para mais ou para menos de acordo com o grau de engajamento da página.
Chato, né!
Isso significa que:
1- Uma pequena parcela de todas as curtidas da sua página vai ver um post da sua Fan Page.
2- Só os que mais interagem com sua marca vão ver suas postagens (dependendo do negócio sua mãe, sua esposa, alguns parentes que gostam de você e seus funcionários).
3- Quem vai ver as postagens serão SEMPRE as mesmas pessoas. Ou seja, uma bela parte dos seus clientes em potencial ficarão de fora (não existe esse negócio de rodízio como já ouvi por aí).
4- Amigos dos seus amigos só verão a postagem se for compartilhada pela pessoa que curtiu sua página.
Ou seja… se você está “trabalhando” sua página no Facebook e SEM INVESTIR nem $1 Real, ESTÁ PERDENDO TEMPO.
E ainda tem mais…
CONCORRÊNCIA NO FACEBOOK
Não é que o Facebook só quer te ferrar. Assim como você, ele é uma empresa e precisa gerar lucro.
Para que isso aconteça eles pensam não só no empresário, que é quem paga a conta, mas também no usuário, consome o conteúdo Facebook.
Então a boa notícia é que eles estão melhorando cada vez mais a ferramenta, permitindo que a nós empresários atingir nosso público com cada vez mais precisão de acordo com suas preferências (por isso as mudanças no algoritmo).
O Facebook permite que os anunciantes utilizem recursos avançados: tags de remarketing, pixels de conversão, públicos personalizados e etc.
Legal né! Mas, mas sabe quem usa super bem essas ferramentas?
Americanas, Mercado Livre, Submarino e mais um monte de feras que entendem tudo de Marketing Digital e estão dispostas a gastar dinheiro grosso para trazer o cliente para a carteira.
Eles entendem de Métricas, Taxa de Conversão, CTA e um monte de termo que a maioria dos pequenos empresários nunca ouviram falar.
Por que o Facebook exibiria a postagens da sua empresa ao invés das de uma dessas empresas?
ENTÃO, COMO EU USO O FACEBOOK PARA PROMOVER MINHA EMPRESA?
Você meu amigo empresário, pare de ser pão duro e prepare o cascalho. Como diria o ditado: quem quer rir tem que fazer rir!
Organicamente é difícil, mas não é impossível… De qualquer forma produza BONS CONTEÚDOS para o seu público. Essa é a chave.
Alguns tipos de conteúdo tem melhor alcance que outros, por exemplo, conteúdo motivacional ou humor, sendo patrocinado ou não.
Investindo só um pouquinho dá mais jogo.
Agora que você sabe, faça certo:
1. Para começar, se você já posta regularmente (que por sinal é a parte mais difícil), experimente investir só R$5,00 por dia em suas postagens e veja o impacto.
Se o segmento do seu negócio é mais voltado ao varejo, alimentação, entretenimento ou produtos de venda por impulso, o impacto pode ser bem grande. Se sua empresa é B2B o impacto provavelmente será menor, mas isso não significa que você deva desistir da rede.
2. Para atingir melhor seus clientes aprenda utilizar a Ferramenta de Anúncios do Facebook (ou contrate quem saiba).
Não é tão simples de utilizá-la, nela existem segmentações avançadas que funcionam para todos anúncios e no B2B pode dar super certo.
3. Monitore suas campanhas. Aprenda um pouco sobre Métricas, Google Analytics e Marketing Digital.
Diferente das mídias offline, hoje em dia é FÁCIL e BARATO mensurar qualquer ação na internet e analisar se o seu investimento valeu a pena. NÃO FAÇA NENHUMA AÇÃO PAGA SEM EFETUAR ESTE PASSO!
É só cadastrar o site no Google Analytics e pedir para seu programador instalar o código no site.
Funcionou, continua. Não funcionou, suspenda ou adeque sua campanha. Simples assim.
4. Aprenda as melhores práticas para utilizar as Redes Sociais para negócios. Esse conhecimento pode economizar MUITO seu dinheiro.
5. Já falei mas vou reforçar. Independente se você está investindo ou não, publique APENAS CONTEÚDO DE QUALIDADE para o seu cliente.
Com conteúdo bom e um empurrãozinho extra, impulsionando as postagens, as chances do seu conteúdo embalar e ter um melhor alcance orgânico aumentam bastante.
Já passou da hora do empresário tratar a Rede Social de forma mais profissional e começar a investir TEMPO e DINHEIRO de forma mais EFETIVA.