Como ter ideias de textos e produzir conteúdo rapidamente

Tenha ideias de textos e elabore artigos para blog, rapidamente e com qualidade (atualizado para IA)

Se você é um empresário ou trabalha com marketing digital e já sabe qual a importância do Marketing de Conteúdo para seu negócio, você já percebeu que nem sempre é fácil encaixar uma rotina de produção de conteúdo na correria do seu dia a dia. 

Desenvolver conteúdo frequente, denso e de qualidade então, nem se fala. Mas isso está prestes a mudar.

Com este passo a passo você vai aprender a ter ideias, pesquisar e produzir um bom conteúdo com agilidade, com bastante densidade, reservando pouco tempo da sua rotina.

Ao final, mesmo que você não domine totalmente o tema abordado você terá os passos e será capaz de produzir um conteúdo de qualidade. 

Por onde começo no Marketing de Conteúdo?

A primeira coisa que você precisa fazer é escolher o tema a ser utilizado.

Os temas podem ser divididos em:

  • Conteúdo de atração (descoberta do problema, conscientização, aprendizado)
  • Conteúdo de consideração (como fazer, solução de problemas do cliente)
  • Conteúdo de decisão (dúvidas, objeções, comparativos)

Cada um deles deve ser utilizado em uma etapa diferente do funil de vendas.

Existem ferramentas gratuitas ou com versões limitadas que podem ajudá-lo na escolha dos melhores temas para desenvolver seu texto. Aqui vão algumas delas:

  • Buscador do Google: quando você faz uma busca, o Google exibe sugestões com dicas do que os usuário estão buscando relacionados ao tema. Estas sugestões podem lhe oferecer uma quantidade infinita de ideias para escrever. Digite uma busca relacionada ao seu mercado e veja o que mais ele lhe oferece nas sugestões.
  • Answer the Public e People Also Ask: também exibem as pesquisas relacionadas a um termo que você está utilizando.
  • BuzzSumo: verifica as postagens e temas com maior engajamento em todas as redes sociais.
  • SemRush: exibe palavras chave e termos relacionados ao seu tema, maiores concorrentes, conteúdos, etc.
  • UberSuggest: é uma ferramenta como o SemRush, onde você pode pesquisar em sites de concorrentes seus melhores conteúdos e utilizá-los como inspiração para os seus próprios materiais.
  • Google Ads: através da Ferramenta de Palavras Chave você pode verificar quais são os termos mais buscados do seu segmento.

A segunda coisa, é o meio de propagação.

Saber o meio de propagação é importante na produção somente para você saber o quanto você deve pesquisar e qual a profundidade do conteúdo que você deve produzir.

Uma coisa é produzir um texto para um Blog ou para o Pulse do Linkedin, que deve ter no mínimo 500 palavras para ter alguma relevância, outra é fazer um carrossel no Instagram, onde bastam alguns tópicos curtos para conseguir passar uma ideia.

Ambos dão trabalho, no Instagram a maior preocupação será em enxugar o conteúdo e com a parte visual e no Blog será escrever efetivamente o texto, mas eles exigem uma quantidade de pesquisa diferente.

Pessoalmente eu gosto de iniciar pelo material mais longo, como o artigo do Blog, que é um conteúdo mais densos e completos, pesquisando bastante, avaliando material de concorrentes e vídeos no Youtube.

Depois de ter este material pronto e publicado, me preocupo em transformá-lo em conteúdos menores para Instagram ou em um roteiro de vídeo por exemplo.

O conteúdo é adaptável, ou seja, o mesmo material que você produzir para o seu blog pode ser utilizado como “inspiração” para outras mídias, adaptando a linguagem para uma ou outra plataforma. 

Mas a técnica que ensinarei aqui neste post pode ser utilizada também por quem quer tem facilidade para produzir o vídeo direto, ou mesmo para criar conteúdos curtos para redes sociais.

Preparação e Pesquisa

Se você conhece muito bem o tema fica mais fácil, a primeira fonte de informação será o seu conhecimento. Comece já organizando tudo o que você sabe sobre o tema.

Caso você não domine o tema abordado ou queira aprofundar um pouco mais seu conhecimento do assunto, siga os próximos passos.

1- Escolhido o tema, faça buscas no Google pelos termos de pesquisa relacionados (você pode usar também as outras ferramentas citadas no início)

2- Explore os textos melhores posicionados no Google e pesquise o assunto em seus principais concorrentes. O objetivo aqui é refinar um pouco mais seu próprio conhecimento sobre o assunto.

Não copie o conteúdo! Inspire-se.

3- Busque vídeos e notícias na imprensa sobre o assunto (portais, mídia especializada e grande mídia). Você poderá utilizá-los para fazer citações ou poderá incluir um vídeo na página.

4- Ao final da página, poderá ser útil você tomar nota das “Pesquisas relacionadas”, ali você vê outras perguntas que os usuários interessados no seu tema estão fazendo para o Google, que poderão complementar seu artigo ou mesmo dar ideias novas.

5- Dê um pulo também na 3ª ou 4ª página do Google (aquelas que ninguém nunca olha) para você ter ideia do que não gera relevância e/ou textos que poderiam ser melhor abordados.

Atualização (19/05/2023):

Vale usar o ChatGPT?

Sim, o ChatGPT pode ser muito útil para auxiliá-lo na pesquisa preliminar, para aprimorar seu texto e eliminar erros de português, com os prompts corretos. Mas cuidado! A ferramenta pode fornecer informações genéricas e até inventadas. Pesquise antes e trabalhe com dados que você verificou manualmente.

Breve, teremos um texto só sobre o ChatGPT.

Separe estes materiais, analise-os de acordo com seu tempo disponível. Se você tem tempo, faça uma análise mais aprofundada, senão apenas dê aquela escaneada com o olho nos conteúdos (tipo leitura dinâmica) ou assista os vídeos na velocidade 2x do Youtube.

O objetivo aqui é apenas ativar bem o assunto em seu cérebro. 

Como organizar o conteúdo do texto?

Listas

Esta etapa é importante para mantê-lo focado no assunto e ela gera insights para os outros conteúdos.

Faça uma lista em papel ou no computador com os tópicos importantes a serem abordados e organize a ordem dos t´ópicos já pensando nos subtítulos.

Nos subtitulos procure colocar as perguntas e os termos que o seu cliente está fazendo na internet.

Mapa Mental

Mapa Mental é uma metodologia de estudo e organização de conteúdo que se aproveita do modo que nosso cérebro armazena as informações, para organizar os tópicos do tema naturalmente.

Você não tem ideia do ganho em agilidade e criatividade utilizando a metodologia de Mapas Mentais no processo de produção (olha que os meus mapas nem são lá essas coisas). 

Escrevendo o conteúdo

Antes de escrever, lembre-se: o seu conteúdo deve sempre resolver um problema ou educar sua audiência.

Agora sim, acompanhado da sua lista ou mapa mental escreva de acordo com os termos que você anotou e desenvolva o assunto. Você vai ver como sua escrita vai fluir muito mais fácil.

Eu passo do mapa mental direto para o texto utilizando o Google Docs, mas você pode usar o de sua preferência, desde que esteja na nuvem, afinal, se você quer otimizar tempo, o ideal é que você possa acessar o seu artigo de qualquer lugar. Se precisar parar de escrever, pare.

Não use liguagem muito técnica, rebuscada ou difícil e mantenha os parágrafos curtos.

Escreva sem se preocupar tanto com a gramática ou nas palavras, e inicialmente procure focar nos tópicos do mapa. Mantenha a escrita fluindo e os ajustes no texto e correções gramaticais deixe somente para o final.

Dite o conteúdo!

A digitação por voz do Google Docs é muito boa, utilize essa tecnologia e escreva até mesmo deitadão na sua cama.

O macete é pensar um pouco no que vai falar, sem pressa, e ditar como se fosse para uma criança, pausadamente. 

Odeio escrever! O que eu faço?

Faça uma apresentação simples no Power Point e grave uma apresentação da tela do seu computador com sua locução explicando ponto a ponto. Não se preocupe com seus cacoetes, com a qualidade da sua apresentação, nem nada disso – o objetivo é outro.

Suba este vídeo para o YouTube.

Caso você não tenha vergonha ou não tenha total segurança em relação ao vídeo que você acabou de produzir, não tem problema, deixe o vídeo como “não listado”, assim somente pessoas com o link poderão ver o vídeo.

Encontre uma redatora e peça para que ela transforme sua apresentação em um artigo de blog, complementando as informações com suas pesquisas.

Toques finais

Dê o seu toque final no material.

Eu gosto de escrever para artigos de um jeito mais solto, já puxando um pouco para a forma que a gente fala, mas avalie sua audiência, se necessário formalize seu texto.

Se o conteúdo ficou muito longo (mais que 1000 palavras), veja se é possível separar tópicos complexos ou uma parte do conteúdo, para desenvolver outros posts mais aprofundados (já vai estar meio caminho andado) e resuma o texto no original.

Para postar no Blog faça uma revisão gramatical rápida, releia, corrija, leia em voz alta e pronto, BOTA NO AR!

Você não é um articulista profissional, nem jornalista e inicialmente o alcance da sua postagem será baixo. Ninguém esta esperando um texto de um literato e sem erros de gramática.

Não perca um tempo precioso para postar o conteúdo somente quando ele estiver perfeito. Coloque no ar direto, com erros e tudo (neste texto mesmo devo ter deixado passar alguns). Deixe seu subconsciente trabalhar para você, retorne ao texto mais tarde e corrija em outro momento. Após alguns dias você será capaz de enxergar erros e escrever muito melhor que anteriormente.

Lembre-se de avisar ao Google Search Console que você colocou um novo conteúdo para ele já começar a indexá-lo e recomendá-lo .

Prontinho! Agora o próximo passo jogar na mão de um designer para ele adaptar os textos para seus demais canais de divulgação (ou fazer você mesmo) e sair postando.

Tempo de produção deste artigo

Preparação: 15 min

Elaboração do Mapa Mental: 25 min (esse deu 2 mapas)

Redação: 2:30 h 

Toque Final: 30 min

Número de páginas: 4 páginas

Número de palavras: 1098 palavras

Palavra “conteúdo” aparece: 29 vezes

Tempo de Leitura: 4 a 5 min

Um abraço! Me segue no Instagram: @gustavo.zorzetto